Identificando arquivos sem extensão

Com todas as facilidades que a vida moderna provê aos preguiçosos e leigos, ainda existe uma parcela dos usuários de tecnologia que insistem em me irritar!
Recebi um relatório esses dias e ao tentar abrir o arquivo notei que ele estava sem extensão. Liguei pro remetente do email e o indivíduo me disse que não sabia como o arquivo havia perdido a extensão e nem que em programa ele foi gerado, putz! Valeu mesmo, ajudou muito!
A extensão de um arquivo indica seu formato, informando ao sistema operacional qual é o tipo de arquivo, para que ele e os aplicativos saibam do que se trata, em que programa ele pode ser aberto e/ou que programa ele foi gerado, mas normalmente isso só se aplica ao Ruindows, já que no Linux tudo é tratado como arquivo e o sistema não necessita de extensões para identificar os mesmos.
Tentei abrir o maldito em todos os editores de texto que eu conhecia e nada, só caracteres doidos, então resolvi voltar a fonte de toda a vida, o início de toda a existência computacional: a minha enorme e extensa pasta de instaladores!
Todo usuário devia obrigatoriamente ter uma pasta instaladores ou fontes, onde se deve guardar todo e qualquer arquivo de instalação que você já tenha usado até hoje e pode ter certeza, uma hora algum daqueles instaladores virão a ser úteis novamente.
Eu sabia que já tinha resolvido esse tipo de pendenga a uns 4 anos atrás e fuçando na pasta de instaladores antigos acabei achando o programa FileDrag.
FileDrag é muito simples de usar, basta executar o programa e arrastar o arquivo desconhecido até o quadrado branco e ele diz na hora qual é o formato do arquivo e qual programa deve ser usado para executá-lo.
O programa é gratuito e o link para a versão mais recente você encontra aqui.
Outra dica útil é o site Filext, que possui um catálogo com praticamente todas as extensões de arquivos existentes, onde é possível pesquisar sobre a extensão e o tipo de programa que pode ser usado para abri-lo.
Acredite, parecem dicas simples, mas uma hora você vai precisar! A propósito, o arquivo que o chonga me mandou sem extensão era um arquivo RPT ou seja, um relatório gerado pelo Crystal Reports.
Fonte: Pliniotorres


0 comentários: sobre Identificando arquivos sem extensão