Qual a melhor forma de refrigerar o gabinete do seu computador…

Como refrigerar o gabinete do PC? As temperaturas dos componentes do PC devem ser mantidas em valores que permitam o seu bom uso e sem encurtar a vida útil desses componentes.

Inicialmente devemos ter em mente que o ar quente sobe. Com isso, da metade para cima da altura do gabinete o ar deve ser retirado dele. Da metade para baixo faremos com que o ar frio entre no gabinete mantendo um fluxo como o da figura abaixo:








Ao deixar seu gabinete aberto, esse fluxo muda fazendo com que muitas vezes alguns componentes deixem de ter uma boa refrigeração, como por exemplo, o circuito regulador de tensão, podendo ocasionar problemas durante o uso do computador.
No computador devemos ter, no mínimo, os ventiladores do processador e da fonte funcionando corretamente, isto é:
· O ventilador da fonte deve girar rapidamente para conseguir retirar o ar quente de dentro do gabinete…se ele estiver com algum problema, troque-o ou pelo menos faça uma limpeza e lubrifique-o ( fique atento à posição de montagem. Se montado errado ele jogará ar para dentro do PC ).
· O cooler (dissipador+ventilador) do processador deverá estar limpo e o ventilador girando livremente. Ele deve jogar ar em direção ao processador. Se mesmo assim a temperatura do processador não ficar dentro do ideal, deve-se colocar um ventilador com maior  fluxo de ar, trocar a pasta térmica ou colocar um cooler mais eficiente.
Às vezes uma modificação que na teoria achamos que vai melhorar a temperatura do PC pode ter efeito contrário…considero que o ideal é que , colocando os ventiladores um de cada vez, seja feito um monitoramento das temperaturas antes, durante e após a modificação para ter certeza de que o resultado foi o esperado.
Para isso utilizamos programas de monitoramento como, por exemplo:

Algumas sugestões que podem melhorar a refrigeração do computador:


· Colocar um ventilador na parte frontal inferior do PC jogando ar frio para dentro do gabinete.
· Colocar um ventilador na traseira inferior do gabinete jogando ar frio para dentro do gabinete.
· Colocar um ventilador na traseira superior do gabinete jogando ar quente para fora.
· Colocar um ventilador na lateral do PC jogando ar frio para cima do processador…nas minhas medições, se eu colocá-lo sem um tubo, não dá bom resultado.
· Colocar um cooler no chipset da placa mãe.
· Colocar um cooler PCI para retirar o calor gerado pela placa de video, como o da figura abaixo:
Fonte: Dsystem 


0 comentários: sobre Qual a melhor forma de refrigerar o gabinete do seu computador…