Pequena cápsula implantada sob a pele pode ajudar no tratamento contra diabetes e câncer, além de salvar a vida de astronautas em lugares remotos do universo.
A Biocápsula, como vem sendo chamada, foi inventada pelo Dr. David Loftus, da divisão de ciências biológicas da agência espacial. Para funcionar, ela deve ser implantada sob a pele do astronauta antes do lançamento, e isso é feito por meio de uma pequena cirurgia, que requer apenas anestesia local e um ou dois pontos para fechar o corte.
Na imagem acima, é possível conferir a aparência da Biocápsula. Ela é, basicamente, a extremidade preta que o Dr. Loftus exibe na ponta de uma agulha em entrevista para o Gizmodo. Composta por muitos nanotubos, a invenção está repleta de células que liberam moléculas terapêuticas, como proteínas e peptídeos, quando sentirem ser necessário.
Essas células podem ser programadas, por exemplo, para secretar insulina quando perceberem que o corpo está com um nível muito alto de açúcar. Ou, ainda mais esperançoso, a cápsula pode ser usada como pequenas unidades de quimioterapia para pacientes com tumores cerebrais e outros tipos de câncer.
Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/nasa/19274-biocapsula-nasa-e-nanotecnologia-podem-salvar-milhares-de-vidas.htm#ixzz1lvoJzx00
0 comentários: sobre Biocápsula: NASA e nanotecnologia podem salvar milhares de vidas
Postar um comentário