A importância do TI na sua empresa

   
         A Tecnologia da Informação, no seu sentido mais amplo (incluindo os sistemas de informação, o uso de hardware e software, telecomunicações, automação, recursos multimídia, utilizados pelas organizações para fornecer dados, informações e conhecimento) tem tido papel cada vez mais importante no mundo globalizado, de mudanças constantes e pouca previsibilidade.

A Tecnologia da Informação tem sido reconhecida como arma estratégica competitiva, pois além de permitir e sustentar as operações do negócio viabiliza novas estratégias empresariais. Apesar disto, não é difícil encontrar departamentos de TI desconectados à realidade dos negócios da empresa. Este cenário tem levado a distorções que custam caro ás empresas e aos profissionais da Tecnologia da Informação. As corporações deixam de ter retorno adequado ao potencial do TI e em muitos casos tem prejuízos diretos causados por grandes investimentos infundados e que não trazem retorno. Os profissionais da Tecnologia acabam desprestigiados e se vêem sem incentivos preconizando o ciclo vicioso presente nas corporações onde o TI, na visão dos altos executivos, "não funciona".
Cabe ao profissional gestor da TI o papel de assegurar o adequado posicionamento  frente às necessidades e estratégias da empresa. O uso de ferramentas simples como o "Grid Estratégico" e o "Modelo de Alinhamento Estratégico" descritos resumidamente abaixo são de extrema importância e decisivos para garantir a eficácia da TI na corporação.
Aqui vale uma pausa para descrever a diferença entre eficiência e eficácia. De maneira geral, eficiência significa fazer bem as coisas, enquanto queeficácia significa fazer as coisas certas. A eficiência está associada ao uso dos recursos, enquanto a eficácia está associada com a satisfação de metas, objetivos e requisitos.
Deve-se ainda considerar o posicionamento no Grid Estratégico e a Perspectiva de Alinhamento Estratégico quando da escolha dos projetos e investimentos da TI.  Por exemplo, se o TI da sua empresa tem perspectiva de Alinhamento Estratégico definida como "Nivel de Serviço" não faz sentido investir em tecnologias não maduras (trataremos do ciclo de vida das tecnologias em outro artigo). Já para empresas enquadradas no Alinhamento Estratégico como "Execução de Estratégia", a vanguarda da tecnologia (mesmo que incertas quanto aos resultados) passa a ser questão de competitividade, veja os exemplos das operadoras móveis que constantemente investem em novas tecnologias: mal lançaram o 3G e já estão falando no 4G).
O quadro abaixo (adaptado de HENDERSON & VENKATRAMAN, 1993) mostra o papel da Direção de TI e da alta Direção da Empresa de acordo com a Perspectiva do Alinhamento estratégico.

 
Quantos de nós, profissionais da Tecnologia da Informação, vimos (ou foi responsável por) decisões aparentemente acertadas serem tomadas resultando em problemas sérios no médio e longo prazos? O exemplo clássico é o de desenvolver sistemas usando recursos próprios por considerar apenas os custos no curto prazo e que resulta num tremendo problema quando o único analista que havia trabalhado no projeto sai levando todo o conhecimento consigo. Isso acontece sempre que a perspectiva de alinhamento estratégico não é considerada.
Para finalizar podemos tomar casos como o Google, Submarinos ou a GOL que ao alinharem as estratégias de TI e de Negócio tiveram êxito incontestável mostrando que o planejamento e posicionamento adequado é o mais importante para atingirmos o objetivo, ou seja, sermos eficazes.

Finalizo com um texto do Porter para definir o amplo papel da Tecnologia da Informação:
".. os gerentes tem que conceber a tecnologia da informação em sua forma mais ampla, para abranger todas as informações que são criadas e utilizadas pelos negócios, assim como o grande espectro de tecnologias cada vez mais convergentes e interligadas, que processam estas informações. Além de computadores, portanto, equipamentos de reconhecimento de dados, tecnologias de comunicações, automação industrial e outros hardwares e serviços estão envolvidos." (Porter& Millar)
Grid Estratégico
Este modelo (MCFARLAN - 1984) analisa o impacto de aplicações de TI presentes e futuras no negócio, definindo quatro "quadrantes", cada um representando uma situação na empresa.
"Suporte": a TI tem pequena influência nas estratégias atual e futura da empresa. Não há necessidade de posicionamento de destaque da área de TI na hierarquia da empresa. Usualmente é o que acontece em uma manufatura tradicional.
"Fábrica": as aplicações de TI existentes contribuem decisivamente para o sucesso da empresa, mas não estão previstas novas aplicações que tenham impacto estratégico. A área de TI deve estar posicionada em alto nível hierárquico.
"Transição": a TI passa de uma situação mais discreta (quadrante "suporte") para uma de maior destaque na estratégia da empresa. A área de TI tende para uma posição de maior importância na hierarquia da empresa. É o que ocorre como o e-commerce que passa a ser agente transformador do negócio.
"Estratégico": a TI tem grande influência na estratégia geral da empresa. Tanto as aplicações atuais como as futuras são estratégicas, afetando o negócio da empresa. Neste caso, é importante que a TI esteja posicionada em alto nível de sua estrutura hierárquica.

O Modelo do Alinhamento Estratégico
Segundo HENDERSON & VENKATRAMAN (1993) e LUFTMAN et al. (1993) podemos resumir em quatro as principais perspectivas de alinhamento estratégico, partindo da estratégia de negócio ou da estratégia de TI como impulsionadora deste processo:
1 - Execução de estratégia
Estratégia do Negócio → Estrutura do Negócio → Estrutura de TI
Esta é a perspectiva mais difundida e melhor compreendida, uma vez que corresponde ao modelo clássico de visão hierárquica de administração estratégica.
2 - Transformação tecnológica
Estratégia do Negócio → Estratégia de TI → Estrutura de TI
Nesta perspectiva, nota-se que a estrutura de TI não é restringida pela estrutura de organização de negócios.
3 - Potencial competitivo
Estratégia de TI → Estratégia do Negócio → Estrutura do Negócio
A escolha da estratégia de negócios decorre de uma nova estratégia de TI adotada.
4 - Nível de Serviço
Estratégia de TI → Estrutura de TI → Estrutura do Negócio
Esta perspectiva visa a um atendimento ao cliente "classe mundial" em serviços de Sistemas de Informação.
 Postado por Daisy Carolliny Moreira Sabbag


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