Notebook não detecta usb? Portas USB s não funcionam?

De repente as portas usb não reconhecem mais nada, seja pendrive, mouse usb ou qualquer outro dispositivo usb. O seu notebook pode estar com problema na placa mãe, no chip BGA.

Notebook não detecta usb? Portas USB s não funcionam? 
Este sintoma acontece com mais frequência em notebooks HP mas também ja vimos este defeito em varias outras marcas de notebooks Ex.:  Dell, Toshiba, STI, Positivo, Acer e outras…
Mais antes de chegar a  conclusão que este é o defeito do seu Notebook faça os seguintes testes.:
1-  Tenta rodar um live cd de Linux e checar se as portas funcionam nesse sistema operacional; se não funcionarem então o problema deve ser de hardware.
2- Verifique se  alguém mexeu na bios e desligou as portas USB. Entre na BIOS e veja se a opção USB esta habilitada.
3- Tente mudar na bios versão  das postas USB de  2.0 para 1.1. E vê se funciona!
4- Resete a bios. Desconecte o cabo de energia  e bateria. Aperte o botão de Power do notebook  por 30 segundos. (Não funciona em todos os notebooks).
5- Pode ser o driver da porta USB.  Pode não estar instalado. Abra  painel de controle —-> sistema —-> gerenciado de sistema —-> verifique o item USB se você encontrar ponto de interrogação amarelo a seu USB não está instalado. Então reinstale.
Algumas das dicas acima precisam de um pouco de conhecimento técnico. Não tente fazer se tiver alguma dúvida.
Se com estas dicas acima o notebook não funcionar, a possibilidade de seu notebook estar com problema no BGA da placa mãe é muito grande.
A HP esta fazendo recall dos equipamentos, se o seu aparelho estiver na garantia procure uma assistência autorizada, porém se você comprou em outro país e não tem como enviar o notebook , ou finalizou a garantia. Nós temos a solução.

Como acontece

Devido a normas européias que proíbem o comércio de produtos eletrônicos que contenham metais pesados como chumbo, mercúrio, entre outros, pois são nocivos ao meio ambiente, a indústria está se adequando e eliminando esses materiais das suas soldas e componentes, utilizando uma tecnologia de solda chamada Lead free ou Pb-free (solda livre de chumbo), para poder vender seus produtos em países com essa exigência.
A solda sem chumbo é uma solda mais rígida, pois não possui as propriedades mecânicas do chumbo (maleabilidade), que é substituído por prata ou cobre e tem seu ponto de fusão maior suportando melhor altas temperaturas, porém é uma tecnologia que está amadurecendo, por isso os problemas…

Causas do Problema

Em função da flexibilidade do aparelho, somado a tecnologia da liga de solda dos componentes, movimentos como o de abrir e fechar a tampa LCD, digitar, usar o notebook no colo, impactos no transporte, rompem a solda da trilha ou do chip BGA causando mau contato, pois a solda é rígida e não suporta elasticidade, iniciando imediatamente superaquecimento em função deste mau contato – (pois não há secção nominal suficiente para passagem dos elétrons), perdendo funções diversas, como wireless, teclado, USB, mouse, travamentos, telas azuis e finalmente não ligando mais, podendo até queimar o chip.

Início do Problema

Superaquecimento, falhas nas postas USB ou na rede wireless.

A solução!

É um problema simples de resolver com as ferramentas certas, com 80% de chance de reparo.
Removemos o chip BGA, trocamos as soldas em esferas do BGA por uma liga estanho-chumbo (Sn63/Pb67), e se necessário trocamos o chip BGA por um novo, utilizando estação de solda BGA infra vermelho, que garante precisão absoluta e qualidade de fábrica nas soldas, revisamos o sistema de resfriamento, resolvendo em definitivo os problemas da placa-mãe e do notebook.
Sintomas mais comuns:
  • O notebook não detecta redes sem fio e o adaptador wireless não é detectado no Gerenciador de Dispositivos.
  • Não há vídeo na tela LCD do computador ou monitor externo.
  • O notebook não tem energia e não há LEDs ativos.
  • Falha nas portas USB’s e no funcionamento da webcam.
  • O notebook não se inicializa.
  • O indicador de carga da bateria não se acende quando a bateria está instalada e o adaptador AC está conectado.
  • O notebook emite um único bipe, durante a inicialização, indicando que não há alimentação.
  • O monitor externo funciona, mas não há imagem na tela LCD do notebook.
  • O notebook emite dois ou três bips, e não emite imagem na tela LCD do notebook.
  • O notebook emite quatro bips, pisca os leds e não emite imagem na tela LCD do notebook
  • O notebook pisca os leds, e não emite imagem na tela LCD do notebook
  • O notebook liga somente um vez aparecendo imagem na tela LCD, mas após desligado não volta a dar imagem quando acionado o botão de power on.
  • A imagem fica quadriculada ou distorcida quando o notebook é ligado ou durante o processamento de Dvds ou vídeos.

  • Fonte: Dsystem


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