Nem eu acredito, mas é verdade: você clicou nesse vírus novamente

Spam no Facebook é dor de cabeça para a turma de Mark Zuckerberg, que por um bom tempo se vangloriou de ter seu território livre dessas e outras pragas.


Quem nunca foi marcado em uma publicação como a da imagem acima é uma exceção raríssima hoje no Facebook. Nenhum meme (como o recente “Rei do Camarote”, por exemplo) tem ocupado tantas timelines (e com tanta frequência) quanto esses spams, que se espalham feito praga em plantação explorando as duas maiores vulnerabilidades dos internautas: curiosidade e ingenuidade/falta de conhecimento.
O modus operandi da praga é antigo, já bastante explorado em outras plataformas e há algum tempo vem pegando muita gente no Facebook. Normalmente, é uma postagem com um texto que promete uma grande revelação, fotos íntimas de famosos, conteúdos sobre algo que está em evidência no momento ou, como no caso da imagem acima, um recurso milagroso para atender a algo que muita gente queira (como emagrecer). Junto ao texto e a uma imagem apelativa, vem um link. E é aí que está o coração da praga.
Ao clicar no link, o usuário infecta o computador que utilizou para acessá-lo e “abre” sua conta para a praga. Desse modo, o spammer consegue acessar seus contatos e publicar em seu nome, marcando amigos. Ao mesmo tempo, um malware pode ficar escondido no seus sistema para infectar outras contas que fizerem login no mesmo dispositivo.
Na maioria dos casos, o objetivo é simplesmente fazer spam, pra divulgar algo. Essa oferta, em boa parte dos casos, é fraudulenta e pode levar o internauta a outros sites em que, ingenuamente, adquire produtos ou informa dados pessoais em páginas falsas. Há também a possibilidade de esse recurso ser utilizado para espalhar malwares espiões, os famosos trojans (cavalos-de-tróia), que roubam dados bancários e de cartões de crédito.
Para se proteger, a dica é sempre desconfiar de posts que têm muitas pessoas marcadas e se encaixam nas características descritas acima. Além disso, o link já pode dizer muita coisa. No caso da imagem deste post, o link que aparece é do Google Drive, que aparentemente está sendo utilizado para difundir a fraude (muitos desses spams estão utilizando o Drive. Portanto, esse já pode ser um sinal). Os links podem, porém, também estar escondidos em versões encurtadas. Assim, quando quiser clicar, mas tiver dúvida, cheque com seu amigo que postou e confirme se o link é confiável.
Para que a praga pare de acessar sua conta, o primeiro passo é mudar sua senha em outro computador, que você saiba que está livre de malwares. Já para remover o vírus instalado no computador, é um pouco mais complicado. Você pode conseguir com um bom antivírus (os gratuitos podem até encontrar, mas quase nunca conseguem remover a praga) ou aplicações específicas para o tipo de vírus que infectou a máquina. A formatação é a solução mais radical.


0 comentários: sobre Nem eu acredito, mas é verdade: você clicou nesse vírus novamente