Um dos maiores desafios que enfrentamos hoje em dia é de conquistar clientes e trazê-los para o negócio. E mais desafiador ainda é reconquistar um cliente perdido e manter o mesmo fidelizado.
Conseguir perceber as reais necessidades dos clientes, e exceder as expectativas que os mesmos criam é cada vez mais difícil no mercado atual. Precisamos de equipes bem treinadas e estratégias alinhadas com planos de ações que possam surpreender.
O que fazer para não perder?
Ouvir com atenção quando o cliente fala pode ser um enorme diferencial também, pois ele geralmente diz o que quer, basta que funcionários ou gerentes prestem atenção e consigam atender aquilo que está sendo pedido. Comprometer-se com a qualidade do produto ou serviço prestado é uma ótima maneira de fidelizar clientes e não correr o risco de perder para a concorrência. Ainda mais que hoje consideramos qualidade como um requisito e não um diferencial como era rotulado antigamente. Não atrasar entregas e coletar o feedback do cliente é uma boa nesse caso.
Jogadas estratégias de baixar os preços dos produtos ou dos serviços pode ser uma boa opção quando a demanda for realmente grande, e onde a competitividade é gigante, os preços levam a ganhar ou perder clientes. Então, é preciso conhecer os preços da concorrência e saber tirar proveito disso, pois sem saber o que está acontecendo nos outros lugares, não saberá como agir quando clientes exigem um preço melhor.
Se perdeu, como reconquistar?
Várias estratégias são utilizadas nessa busca por clientes que foram perdidos do radar da empresa, uma delas é tentar buscar onde foi que o erro ocorreu, identificar as falhas, e elaborar um planejamento para não repetir o erro novamente. Antes de entrar com tudo para recuperar clientes, primeiro devemos analisar se os mesmos são rentáveis para o negócio, se financeiramente falando vale a pena tentar recuperá-los. Devemos prestar atenção se a empresa conseguirá suprir as necessidades desses clientes, para tentar trazê-los de volta.
Perceber o real motivo, saber por que estão afastados, ou o que algum funcionário pode ter feito de errado no atendimento. Temos que pensar também, se quando recuperarmos esses clientes se vamos conseguir mantê-los no nosso negócio ou vão ser perdidos novamente. Precisamos focar em fidelizá-los e não perder tempo e dinheiro recuperando algo que pode ser perdido de novo.
A falta de comunicação também deve ser trabalhada, pois está em um dos fatores determinantes na perda de clientes, tanto interna quanto externamente. E nisso inclui a dificuldade de trabalhar em equipe e manter a motivação dentro do negócio. O melhor a ser feito é analisar cuidadosamente o que levou o cliente a se afastar, quais as falhas, e definir alguns planos de ações para reconquistá-lo, pois clientes que foram perdidos irão buscar na concorrência o que você deixou escapar como oportunidade de negócio. Hoje em dia, qualidade virou questão de sobrevivência no mercado competitivo, queremos empresas profissionais, que conseguem realizar as entregas, atender a demanda rapidamente e onde o trabalho em equipe flui naturalmente.
Muito mais do que expectativas e exigências atendidas, muito mais do que bons preços e condições boas de pagamento, muito mais que isso, clientes querem excelência no atendimento, entregas no prazo, agilidade e suporte após a venda ser realizada com sucesso.
Fonte: Oficina da Net
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