Praticamente qualquer um tem sempre em mãos uma câmera digital, ainda que seja no celular. Porém, ao contrário do que pensam algumas pessoas, as fotos digitais necessitam de pequenos ajustes antes de serem impressas ou “reveladas” como chamamos por costume. Do contrário, podem ocorrer cortes indesejados, bordas brancas ou perda da qualidade da imagem.
Pensando nisso, o TechTudo criou este guia, com algumas dicas básicas para o tratamento de imagens e preparação de fotos para impressão. A foto que será usada como exemplo é a imagem abaixo, capturada com uma câmera compacta normal e com os problemas mais comuns de fotos digitais amadoras.
Foto sem tratamento (Foto: Ramon Cardoso)
Por melhor que seja uma câmera, dificilmente ela conseguirá capturar com fidelidade todos os detalhes de uma cena. No caso das câmeras point-and-shoot (usadas pela maioria das pessoas), as diferenças são ainda maiores, e por isso é tão importante tratarmos nossas fotos antes de imprimi-las.
Passo 1. Para ajustar a distribuição de luz da foto e deixar os tons claros e escuros mais equilibrados, utilizaremos a ferramenta “Levels” do Photoshop. Clique em "Image", "Adjustments" e "Levels...".
Ferramenta Levels no Photoshop (Foto: Ramon Cardoso)
Passo 2. Na janela da ferramenta "Levels", mova as setas da esquerda (preta) e da direita (branca) para o início da parte preta do histograma, e ajuste a seta do meio (cinza) de acordo com a sua necessidade. Clique em "OK" para guardar as mudanças.
Ajustando a iluminação da imagem (Foto: Ramon Cardoso)
Passo 3. Para aumentar o contraste da foto, clique em "Image", "Adjustments" e "Brightness/Contrast...".
Passo 4. Mova a seta até encontrar o ponto desejado (geralmente em torno de 25) e clique em "OK". O valor vai variar de foto pra foto, mas a menos que você deseje um efeito de alto contraste, evite valores muito elevados.
Aumentando o contraste (Foto: Ramon Cardoso)
Passo 4. Agora que já ajustamos o contraste e a luminosidade, vamos acrescentar nitidez à imagem. Para isso, clique em "Filter", "Sharpen" e "Unsharp Mask...".
Acessando a ferramenta Unsharp Mask (Foto: Ramon Cardoso)
Passo 5. Novamente, os valores vão variar de acordo com cada foto e com a preferência de cada pessoa. Como sugestão, procure usar valores próximos ao da imagem abaixo.
Aumentando a nitidez da foto (Foto: Ramon Cardoso)
Caso você possua conhecimentos de edição e deseje fazer mais alguma manipulação na imagem, a hora é essa, com a foto ainda em seu tamanho original.
Passo 6. Com todos os ajustes necessários feitos, vamos deixar a foto no tamanho em que ela será impressa (10x15, 15x21, 20x25 etc.) e com a resolução correta. Para isso, clique em na ferramenta "Crop" e defina os valores desejados.
Definindo os valores na ferramenta Crop Tool (Foto: Ramon Cardoso)
O valor do campo "Resolution" corresponde à quantidade de PPI (Pixels per Inch) e varia de acordo com a quantidade de LPI (Lines per Inch) do fotolito que será utilizado na impressão. Normalmente, utilizam-se fotolitos de 150 LPI, que precisam de arquivos digitais com 300 PPI de resolução.
Passo 7. Concluídas todas as etapas, vá em "File", "Save As..." (Ctrl+Shif+S), escolha o formato JPEG e defina o local para salvar a sua imagem. Apesar de alguns locais aceitarem arquivos no formato TIFF, utilizar o formato JPEG é a garantia de que você não terá problemas de incompatibilidade na hora da impressão.
Pronto. A sua foto está pronta para ser impressa!
Foto antes e depois dos ajustes (Foto: Ramon Cardoso)
Obs.: optamos por não converter a imagem original para CMYK, pois os ajustes aqui mencionados são mais facilmente realizados em RGB, e a conversão ao final do processo acarreta em perda de "cores" e detalhes. Além disso, a diferença de qualidade entre os dois modos em impressões não profissionais é imperceptível.
Fonte: TecMundo
0 comentários: sobre Como preparar fotos para impressão
Postar um comentário