Confira algumas dicas de como criar uma conta e tornar a sua vida no Facebook a mais tranquila e privada possível
1 em cada 7 pessoas em todo o mundo – ou quase 1 bilhão de pessoas - estão conectadas à rede social e ela é uma ótima maneira para você reencontrar amigos da escola, de trabalhos passados e até pessoas que conheceu no exterior. É também uma boa maneira de conseguir novas oportunidades profissionais.
Para início de conversa, vamos ao básico: se você não tem uma conta no Facebook, é muito fácil fazê-la. Basta preencher essas informações na home do site para garantir o seu login. Pronto. Agora, você pode procurar pelos amigos e começar a construir a sua rede. Para encontrar alguém, basta clicar no campo de busca e escrever o nome da pessoa. Simples assim! Ao encontrar alguém, é só clicar em "Adicionar aos amigos" e esperar que ela aprove o seu convite. Pronto!O mais legal é que, no Facebook, você pode criar grupos e definir que tipo de informação estará disponível para cada tipo de contato. Por exemplo: existem coisas que você quer falar para seus amigos mais próximos, mas não para seus colegas de trabalho. Para separar esses grupos, basta que você os classifique. Repouse o mouse em cima da foto de alguém. Aí, vá até o botão "Amigos". Uma lista de grupos vai aparecer para você. É possível utilizar um entre os já existentes, ou criar um novo, clicando em "Nova Lista".
Dessa forma, você consegue separar seus amigos, fornecendo diferentes níveis de intimidade, ou de acesso às suas informações, da forma que melhor te interessar. Para enviar uma mensagem só para o grupo de amigos – e não para os contatos de trabalho, por exemplo, - você clica em "status", escreve a sua mensagem e, antes de publicar, clique no cadeado e selecione "somente eu". Nesta opção, selecione o grupo para o qual o texto é direcionado e pronto. Assim, você garante sua privacidade e não mistura informações entre diferentes grupos.
Outra forma de garantir sua privacidade é aqui, nas configurações de privacidade. No primeiro item da lista, "Como Conectar", você pode definir várias características. Por exemplo: quem pode te enviar mensagens, ou quem pode publicar em sua linha do tempo. Tudo isso é definido aqui. Outra coisa que incomoda bastante é a marcação que outras pessoas fazem em suas fotos. Se você quiser impedir que outras pessoas te marquem, a solução está aqui. Você pode analisar cada uma dessas marcações e permitir, ou não, aquela que te interessar. Afinal de contas, não pega nada bem que o seu chefe veja uma foto que tiraram de você muito bêbado numa balada... Outra coisa que costuma incomodar no Facebook é aquele monte de mensagens de aplicativos, que vivem surgindo em seu mural de forma automática. Aqui, você também pode bloquear todas elas. Desse jeito, você mantém o seu mural mais organizado, e não incomoda seus amigos com mensagens desnecessárias. Outra coisa interessante no Facebook é que você pode seguir as atualizações de pessoas que nem são suas amigas. Por exemplo: algum profissional da sua área que você não conhece, mas admira. Para conseguir isso, é só clicar no perfil da pessoa e, em seguida, nessa opção, "Assinar". É claro, isso vai depender se a pessoa permite que não-amigos vejam suas atualizações. No sentido contrário, é possível que você tenha amigos que só falem abobrinhas, e você não está a fim de acompanhar tudo aquilo. Você também pode excluir as publicações dessa pessoa na sua timeline, mesmo que ela continue sua amiga. Para isso, basta clicar aqui, em "Assinado", e depois em "Cancelar assinatura", dentro do perfil da pessoa.
Esperamos que, com essas dicas, a sua experiência no Facebook seja ainda mais legal e mais segura! Aproveite para acompanhar o Olhar Digital no Facebook. Basta procurar pelo nome do programa nessa mesma aba e clicar em "Curtir". Fique por dentro! Fonte: Olhar Digital
0 comentários: sobre Facebook para iniciantes: um passo a passo para se dar bem na rede social
Postar um comentário