A próxima geração de processadores Intel




Alguns testes mostraram um aumento de desempenho de até 800% em algumas tarefas, bem como uma redução no consumo de energia. Toda esse performance extra foi conseguida colocando mais inteligência no processador. Um exemplo é a função Turbo Boost. Ela se encarrega de desligar partes do processador que não estejam em uso, maximizando o uso de energia. Outra novidade que a segunda família Core trouxe foi a possibilidade da fabricação de computadores com designs mais finos, leves e cheios de estilo.
Mas, a tecnologia não para. E, os técnicos já trabalham com novidades ainda maiores para a próxima geração de processadores. Aqui, no Olhar Digital, você vai ter, agora, uma primeira ideia do que vem por aí.
Em um evento em São Paulo, foram apresentadas algumas máquinas que representam esse futuro. O vice-presidente mundial de inovação da Intel, Shmuel Mooly Eden, um dos feras quando o assunto é construir o que vem por aí, explica: "Esses computadores ainda são protótipos, e estão equipados com a próxima geração da família Core. Os engenheiros e cientistas chamam essa nova geração de Ivy Bridge. E você pode se perguntar: mas o que mais pode haver de novidade? Para começar, velocidade. Ela nunca será demais quando o assunto é processamento. E a nova geração vai ser incrivelmente mais rápida. Não estamos falando de um ganho percentual, estamos falando de um verdadeira revolução", diz.
Outra coisa que vai ficar muito diferente: sabe aquele tempo que você tem que esperar até o sistema operacional subir e você poder usar o micro? Esqueça. Nessas novas máquinas, serão apenas alguns poucos segundos. Mais uma novidade: nessas novas máquinas, seus e-mails e redes sociais poderão ser atualizados automaticamente. Mesmo que a máquina esteja desligada.
Os processadores atuais são fabricados com transistores que medem 32 nanômetros. Esses novos terão apenas 22 nanômentros. E mais, eles serão a primeira geração fabricada em 3 dimensões. "A tecnologia são números, mas os testes e a performance a gente só vai divulgar quando essa tecnologia chegar ao mercado. Mas, da Intel, você não deve esperar nada menos que o extraordinário e se a gente não cumprir essa promessa, pode cobrar", desafia o engenheiro.
Essa nova tecnologia só vai ser anunciada no começo do ano que vem, mas vai representar uma mudança gigantesca. Entre outras coisas, ela vai possibilitar a criação de uma nova categoria de computadores, os ultrabooks. Mas, isso é assunto para a semana que vem.Enquanto isso, confira em detalhe o que são esses novos transistores em 3 dimensões e porque eles são tão especiais. Acesse e fique por dentro!


0 comentários: sobre A próxima geração de processadores Intel